Conhecer a nossa identidade é fundamental para o nosso relacionamento com Deus. Hoje em dia alguns crentes não conhecem mais a sua identidade é por isso que se preocupam muito com o seu comportamento do que a sua identidade, porque acham que o seu comportamento é que lhes tornará aceites diante de Deus.
Mas é que a Bíblia nos fala algo muito fundamental a respeito de identidade.
A Bíblia diz que quando Adão pecou é como se todos nós pecâssimos também, porque todos nós estávamos em Adão, pois ele é o original de todos que viriam depois dele. O Pecado de Adão é chamado de "pecado original" porque teve um impacto muito forte que foi possível colocar uma natureza caida nele, e essa natureza é chamada "natureza caída" e desde aquele momento Adão passou a ser pecador porque carregava uma natureza pecaminosa.
Essa Natureza pecaminosa é contrária a natureza de Deus, ela é inimiga de Deus, e detesta as coisas Espirituais de Deus e somente tem prazer nas coisas malignas.
Talvez tu podes dizer que é uma injustiça Adão pecar e tu também seres incluso no mesmo pecado, mas isso não é injustiça porque tu não nascerias se não fosse por meio de Adão e automaticamente terás o mesmo DNA com ele porque são os nossos Pais.
Romanos 5⬇️
[19]➡️ Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores...
É por isso que a Bíblia diz que Pecador não é quem comete Pecado, mas sim é quem carrega a semente do Pecado que Adão cometeu, e isso significa que não existe nenhum bom e justo sobre a face da terra porque todos nós fomos afetados pelo pecado de Adão de tal forma que ninguém pode reverter essa situação porque trata-se de algo de dentro e não de fora. E ainda que nos comportemos muito bem não seria possível mudar aquilo que somos porque não trata-se do que fazemos ou deixamos de fazer mas sim trata-se de uma natureza que está dentro do nosso ser ou melhor é o nosso ser.
Nós não somos pecadores porque pecamos, ainda que cometemos pecado, mas sim somos pecadores porque Adão pecou e o pecado dele foi tão forte que contaminou a todo mundo. E nós cometemos pecado porque somos pecadores, até uma criança que acaba de nascer já é pecadora porque carrega a semente do pecado e quando ela crescer cometerá pecado manifestando aquilo que ela já é por natureza, assim como uma árvore de mangueira, nós indentificamos que ela é mangueira até mesmo sem dar frutos, e quando cresce irá dar frutos de mangas não para se tornar mangueira, mas sim ela está manifestando a sua natureza, a qual é mangueira.
É verdade que há árvores de mangueiras com mais mangas do que as outras, assim como pecadores com mais pecados do que os outros, mas todos não deixam de ser pecadores. Ninguém pode rejeitar ser pecador ou ninguém pode negar o ser pecador porque não é escolha é prisão, todo ser humano está preso na natureza pecaminosa.
Romanos 6⬇️
[20]➡️ Quando vocês eram escravos do pecado...
Mas Deus pelo seu grande amor, nos amou sendo nós ainda pecadores e enviou o seu filho para nos libertar da escravatura da natureza pecaminosa nos fazendo escravos da justiça, a qual é aquela que Jesus cumpriu até a morte.
Romanos 5⬇️
[8]➡️ Mas Deus demonstra seu grande amor por nós: por Cristo ter morrido em nosso favor quando ainda éramos pecadores.
Romanos 6⬇️
[18]➡️ Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.
Como nos tornamos escravos da justiça?
Deus enviou o seu filho para nos lavar com o seu sangue de todos os nossos Pecados, mas não somente isso porque a semente do pecado ainda permanece em nós. Quando Adão pecou nós estávamos pecando junto com Ele, e quando ele morreu nós também morremos, assim também quando Cristo morreu na cruz, Deus nos levou e nos incluiu na morte de Jesus para que o velho homem pecador morra junto com Cristo, para que Cristo ao ressuscitar nós também ressuscitemos sem pecado, e para que tenhamos uma nova identidade, nova natureza livres da velha natureza caída de Adão por meio da morte de Jesus Cristo na cruz.
Romanos 6⬇️
[4]➡️ Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.
[5]➡️ Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.
[6]➡️ Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído , e não mais sejamos escravos do pecado;
[7]➡️ pois quem morreu foi justificado [liberto] do pecado.
[8]➡️ Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.
[10]➡️ Porque, morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas, vivendo, vive para Deus.
[11]➡️ Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.
Por meio da morte de Jesus, pela fé nós somos livres da escravatura do pecado, e em nós é imputado uma nova natureza, e nela ficamos presos do mesmo jeito que éramos no pecado, mas acontece que nessa nova natureza a prisão é imortavél e industrutivel ou melhor não se pode destruír porque estamos nas mãos do todo-poderoso da justiça. Na velha prisão da natureza caida ninguém podia se libertar, ainda que diga "já não quero essa prisão" mesmo assim não era livre e ainda que faça tudo de bom, a natureza não era removido, assim será nesta nova identidade não há nada que poderás fazer que te livre desta prisão de justiça, ainda que faças tudo errado, não depende do que fazes mais depende do que Cristo fez, assim era também quando éramos pecadores, não dependia de nós, mas era o resultado daquilo que Adão havia feito.
Romanos 5⬇️
[19]➡️ Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.
Em Cristo nós não somos mais pecadores, mas sim somos justos diante de Deus, ainda que as vezes pecamos, não depende do que fazemos mas depende do que Cristo fez, essa é a nossa identidade em Cristo.
Não tenha medo de dizer que somos justos mesmo as pessoas te vendo cometendo algum pecado porque não é sobre ti, mas é sobre Cristo, mas é necessário nós desenvolvermos a nossa nova identidade para que as pessoas Glofiquem a Deus através de nós, e para que nós desfrutemos das maravilhas do nosso Pai.
I Pedro 1⬇️
[23]➡️ Vocês foram regenerados, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.
II Coríntios 5⬇️
[17]➡️ Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Se tu estás em Cristo, ou melhor se tu crês em Cristo como o seu Senhor, Salvador e seu Pai tu já és nova Criatura, as coisas antigas já passaram, tu não tens passado somente tens o presente e Futuro.
II Coríntios 5⬇️
[21]➡️ Àquele (Jesus) que não conheceu pecado , Deus o fez pecado por nós; para que, nele (Jesus), fôssemos feitos justiça de Deus.
Jesus foi feito pecado sem ter cometido nenhum pecado, para que nós possamos ser tornados justos sem ter feito nenhuma justiça.
A nossa Justiça não é baseada no nosso comportamento, mas sim é um dom que recebemos pela fé em Cristo Jesus.
Romanos 5⬇️
[17]➡️ Se pela ofensa de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a superabuncia da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, a saber Jesus Cristo.
Agora Adão não é original, mas Cristo é o original, é por isso que é chamado de Segundo Adão, que não é alma vivente mas sim Espírito Vivificante, não terreno, mas sim Celestial, não mortal, mas sim imortal e incorruptível.
Se tu estás em Cristo, e ainda dizes que és pecador, em outras palavras estás a dizer que a obra de Cristo na cruz é muito inferior diante do que Adão fez.
Se tu dizes que ainda és pecador, em outras palavras está dizendo que o Jesus fez não serviu pra nada.
Mas quando tu dizes que és Justiça de Deus, estás a exaltar aquilo que Jesus, estás a Glorificar a Deus e Deus te recompensará por isso. Amém
André Roberto HD
Eu encontrei a Graça
Amém
ResponderEliminar