Primeiro Encontro
Havia um homem chamado Simão Pedro, ele era pescador. Um dia ele esteve durante a noite toda no mar realizando o seu trabalho de pesca, porém, esse dia foi de grande fracasso e amanheceu sem terem pescado nem um peixe.
E neste mesmo dia bem cedo vindo Jesus, e uma grande multidão o seguia para ouvir as suas palavras, e Jesus viu dois barcos à praia do lago e pediu a Pedro que afastasse o seu barco da praia, e assentado-se Jesus no barco começou a ensinar a multidão. Quando Jesus terminou de ensinar a multidão disse pra Simão Pedro o seguinte: Leve o barco para o lugar mais fundo do lado e depois lancem as redes para pescarem.
Lucas 5
[5]➡️ Em resposta, Simão Pedro disse: — Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sob esta sua palavra, lançarei as redes.
[6]➡️ Fazendo isso, apanharam grande quantidade de peixes; e as redes deles começaram a se romper.
[7]➡️ Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar.
[8]➡️ Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-se de mim, Senhor, porque sou homem pecador!"
Pedro aceitou lançar a rede de novo ao mar, porque teve uma pequena admiração por Jesus depois de ter lhe ouvido a ensinar a multidão, é por isso que até o chamou de mestre. Mas quando conseguiram os peixes ele saiu do mar imediatamente e prostrou aos pés de Jesus dizendo: — Senhor, afaste-se de mim, porque sou Homem pecador.
Depois desta pesca maravilhosa que Pedro coneguiu, eu penso que ele tinha que agradecer e saltar de alegria, mas não foi que aconteceu, pelo contrário ele teve medo e disse afaste-se de mim porque sou homem pecador.
Este é o primeiro encontro que Pedro teve com Jesus, mas este encontro ele não enxergou a Graça, a bondade e o amor de Jesus, mas sim ele enxergou a Santidade dele, e isso não gerou bom resultado, pois Pedro conhecia a Lei de Deus, sendo assim, acabamos percebendo que ele teve essa atitude por causa da Lei, pois na Lei não existe Graça e muito menos misericórdia, então, sendo ele pecador, estava muito ciente de que segundo a lei não merecia nada daquilo que aconteceu.
Hebreus 10
[28]➡️ Quem rejeitava a Lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas.
E Pedro tinha conhecimento que não devia haver união entre pecador e justo, imundo e puro, santo e comum, porque ele sabia que segundo a Lei, o justo se tornaria injusto por se unir com injusto e puro se tornaria impuro por se unir com impuro, e Pedro percebeu que Jesus não era qualquer, mas ele percebeu na perspectiva mental, então Pedro é como se ele quisesse livrar a Jesus porque na cabeça dele tornaria Jesus impuro e Pecador. Porém Jesus não veio mostrar a sua santidade porque a Lei já mostrava a santidade de Deus, e sim veio mostrar o que muitas pessoas não tinham conhecimento que é a Graça, a Misericórdia e a Paternidade de Deus.
A verdade é que na Lei não podemos ver o coração de Deus, mas na Garaça Deus revela o que está cheio em seu coração por meio de Jesus, pois, tudo aquilo que Jesus fazia e falava era o Pai falando porque ele é a exata expressão do Deus invisível. ➡️Hebreus 1.3
Não tem nada de errado na santidade de Deus, mas saiba que a Glória do Novo Testamento está na Graça, que é Deus dando tudo para um homem que não merece nada, somente a Graça pode unir um Deus três vezes santo, com um homem totalmente Pecador.
Não foi por causa da santidade que Deus enviou Jesus ao mundo, mas sim é o Fogo do Amor, que fez com que Jesus se despisse da sua Santa Glória para morrer por nós.
Há três atributos de Deus que disputam nele mesmo, os quais são: Justiça, Misericórdia e Amor.
A Justiça➡️ diz, dá o Homem o que merece.
A Misericórdia➡️ diz, não dê o homem o que merece.
O Amor➡️diz, dê o homem o que não merece.
A Justiça clama pela punição do homem por causa dos seus pecados, a mesericórdia clama pelo perdão, mas somente o Amor quer oferecer o homem o que não merece, que é ser torná-lo membro da família, filho Deus e herdeiro de Deus.
1 João 3
⬇️
[1]➡️ Vejam que grande amor o Pai nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.
Somente a Graça pode nos tornar santo, ou melhor somente a Graça nos pode fazer participantes da santidade de Deus em Cristo pela fé.
Muitos irmãos gostam muito de falar de santidade, eles costumam fazer isso todas as vezes que se fala da Graça, e acham que há contradição entre a Graça e a santidade.
Alguns dizem que não podemos falar somente da Graça, mas também devemos falar que as pessoas devem andar em santidade porque "Sem santificação ninguém verá o Senhor e que devemos ser santos como o nosso Deus é também santo".
Mas acontece que sem a Graça não santidade, e é por meio da pregação da Graça que há santidade, é por isso que não tem sentido dizer não somente devemos pregar a Graça mas também a santidade. Na verdade até as passagens que esses irmãos usam para falar da santidade, primeiro fala-se da Graça como a raiz para que haja santidade como fruto.
1Pedro 1
⬇️
[13] Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.
[14] Como filhos da obediência, não vos a moldes às paixões que tinham anteriormente na vossa ignorância;
[15] pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento,
[17] porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
A Passagem mais usada neste capítulo é o verso 15 e 16 sem ler o toda passagem do capítulo, e isso não trás bons resultados nos crentes porque eles começam fazer tudo pela sua carne imunda. Quando lemos dois versículos antes do verso 15 iremos entender que não contradição da Graça e santidade, até porque é por meio da Graça que existe a santidade.
O Apóstolo Pedro começa dizendo que devemos cingir o nosso entendimento. A pergunta é: Cingir o nosso entendimento ou pensamento com o quê? O Apóstolo Paulo em efésios diz que devemos cingir o nosso entendimento com a verdade do Evangelho.
Efésios 6
⬇️
[14]➡️ Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
O Apóstolo Pedro continua no verso 13 dizendo que devemos ser sóbrios e esperar inteiramente na Graça que está sendo trazida a nós quando Cristo é revelado em nosso coração.
NB: Ser sóbrio é ser calmo e atento, esperando inteiramente somente na Graça, então isso quer dizer que a nossa expectativa e esperança deve ser somente em querer ouvir a palavra da Graça quando Cristo é pregado ou revelado.
No verso 14 diz que não devemos nos amoldar nas paixões que tínhamos antes na nossa ignorância.
A pergunta é, que ignorância é essa que tínhamos anteriormente? A Ignorância que o Apóstolo Pedro se refere é a falta de revelação de Cristo nas nossas vidas, porque quando ele é revelado em nossos corações, não iremos nos moldar nas paixões que tínhamos porque o seu amor e Graça irão nos atrair.
Todos aquele que roubam, matam, adulteram prostituem e muito mais, fazem isso por falta de revelação do Cristo ressurrecto.
E por fim ele diz que esperando inteiramente na Graça que nos é trazida na revelação de Jesus Cristo, não iremos nos moldar nas paixões que tínhamos antes de conhecer a Jesus, e somente depois disso andaremos em santidade porque o nosso Deus é santo. Agora consegues comprender que não há santidade sem a Graça!
A Outra passagem muito mal entendida está em Hebreus 12.14
Hebreus 12
⬇️
[14]➡️ Esforcem-se para viver em paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
[15]➡️ Cuidem que ninguém se prive da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos;
Esta passagem é usada para se afirmar que sem santificação ninguem verá o Senhor lá na Gloria ou no céu, mas isso não é verdade, porque isso faz da santidade condição para ser salvo, sendo que Jesus deixou bem que crê em mim tem a vida eterna, e o Apóstolo Paulo disse: Pela Graça sois salvos por meio da fé, e isso, não vem de nós, é dom de Deus e não vem das obras para que ninguém se orgulhe.
O verso 14 diz que devemos viver em Paz com todos, e também devememos andar em santidade porque sem ela ninguém o Senhor.
Mas o que muitos irmãos não sabem é o significado da palavra verá no original grego. Observar as palavras do grego é muito importante porque é confiável, pois Deus inspirou os excritores por essa língua.
Nesta passagem de Hebreus, a palavra verá no grego é discernir, compreender, e entender.
Na verdade essa passagem não tem nada ver com ver Deus no Céu, mas sim em vê-lo em revelação no seu espírito, entender o Senhor no seu espírito. E continua dizendo que ninguém se prive da Graça de Deus, e que nenhuna raiz de armagura brote e cause pertubação contaminando a muitos.
Veja que ao se privar da Graça, surge uma raiz de amargura. A Raiz de amargura ela surge por causa da justiça própria.
Todo aquele que se priva da Graça, cai na justiça própria e resulta em ressentimento ou amargura, e este que está amargurado contaminará muitos, e até pode cometer qualquer tipo de pecado por causa do ressentimento provocado pela justiça própria.
A Graça é tudo que nós precisamos.
Segundo Encontro
O Sengundo encontro de Pedro e Jesus foi quando Jesus ressuscitou, mas os seus díscipulos, sendo Pedro o "Líder" entre eles, disse vou voltar a pesca, e todos o seguiram. Eles estiveram na pesca durante a noite toda, mas nada pescaram, e Jesus apresentou-se a eles muito cedo como foi no primeiro encontro, mas eles não o reconheceram que era Jesus.
Jesus lhes perguntou: Filhos, tendes alguma coisa para comer? E eles responderam: Não.
João 21
⬇️
[5]➡️ E Jesus lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.
[7]➡️ Então, aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.
Quando Jesus falou que tinham que lançar a rede no lado direito, João percebeu que era Jesus e falou para Pedro, e ouvindo ele que era Jesus, cingiu-se com túnica e lançou-se ao mar em direção a Jesus.
Veja que desta vez, Pedro não prostrou-se para dizer afaste-se de mim porque sou homem Pecador, mas ele foi em direção do seu amado, ainda que tenha mentido dizendo que não o conhecia quando o prenderam, ele viu a Graça e percebeu que Jesus não desistiu dele.
Quando nós percebemos o Amor de Deus, corremos em direção dele mesmo com os nossos pecados, mesmo com os nossos fluxos de sangue e lepras queremos tocar nele, pois ele não torna-se impuro, mas nós é que ficamos puros.
A Visão de Pedro não estava mais em seus pecados, mas estava no amor de Jesus por ele, assim é a vontade de Deus para nós, de enxergarmos plenamente na sua Graça, pois somente a sua Graça nos basta.
A verdade do evangelho é que nós somos santos, mas não porque essa santidade vem de nós, mas porque quem é santo mora em nós. E ser santo não significa não pecar, mas a palavra santo significa ser separado por Deus.
Eu acredito que as pessoas acham que o oposto de santidade é pecado, mas na verdade o oposto de santidade não é Pecado e sim ser comum. Ser santo é não ser comum.
Ex: Em nossas casas há vários pratos, mas há pratos que foram separados especialmente para um certo dia, e esses pratos que foram separados, em outras palavras foram santificados para um trabalho específico.
Deus é santo, porque nada é igual a ele, nem na terra, nem no primeiro, segundo e no terceiro Céu e em todo o Universo nada é igual a ele.
Desta vez Pedro teve uma percepção espiritual a respeito de Jesus, pois ele percebeu que Jesus era o seu salvador e não opositor, é por isso que ele não fugiu de Jesus.
A Bíblia é muito rica em mistérios, de tal maneira que nada está lá por acaso, até uma vírgula. Além de Pedro ser um discípulo, ele representa algo muito interessante que é a Lei de Moisés. Por quê?
Conforme eu disse que nada é por acaso na bíblia, até os nomes tem significados.
O Nome Pedro significa Pedra, e nós sabemos que os 10 Mandamentos foram escritos em tábuas de pedras, e se nós formos a perceber a vida de Pedro, ele era muito de esforço próprio assim como exige a Lei, e também Pedro é um dos discípulos que se exaltou em amar a Jesus que até disse que morreria por ele, mas na verdade ele não sabia o que estava dizendo porque não era ele que falava, mas a sua carne.
E João significa: Graça de Deus, então o João representa a Graça e não a Lei, é por isso que João definiu o amor dizendo: O Amor não consiste em nós amamos a Deus, mas em Deus ter nos amado e ter dado o seu Filho para nossa salvação.
⬇️
1João 4.10
Muitos crentes não entendem a Graça, é por isso que se recusam em crer que tudo o que é de Deus é gratuito sem nenhuma obra humana. De facto o entendimento da Graça não é mental ou emocional, mas sim Espiritual.
1 Coríntios 2
[12]➡️ Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
É necessário que todos os crentes tenham o encontro com a Graça, assim como Pedro teve encontro, mas para que isso aconteça é necessário se render a obra de Jesus Cristo, e admitir de todo coração que não podemos fazer nada, absolutamente nada para alcançar alguma de Deus. Amém
André Roberto HD
Eu Encontrei a Graça
Comentários
Enviar um comentário