Para que servem os 10 Mandamentos [ de Moisés ]



Os 10 Mandamentos são muito conhecidos com quase todo mundo, com crentes assim como descrentes.

Muitos acham que Deus deu os 10 Mandamentos ao povo de Israel para que eles comprissem ou caminhar debaixo deles, mas na verdade não é para isso.

Até nos dias de hoje muitos desconhecem o principal propósito dos 10 Mandamentos, e alguns ainda pregam esses mandamentos como condição para que sejamos salvos ou para que Deus nos ame mais e nos abençoe.

Os que ensinam os 10 Mandamentos se dizem seguidores de Jesus Cristo e não sabem que estão a seguir Moisés inconscientemente, porque em [ João 1.17 ] diz que " A Lei foi dada por Moisés, mas a Graça e a Verdade vieram por Jesus".

Entendamos que a Lei foi dada por Moisés, e nós sabemos que Moisés é um servo de Deus e não filho de Deus, mas a Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo que é o Filho de Deus e não servo.

Isso eu quero dizer que todo aquele que segue a Lei está seguindo um servo de Deus e não o Filho, porque se seguisse o Filho de Deus receberia a Graça e a Verdade que vieram com Ele. Eles não entendem que a Bíblia é dividida em duas partes que demonstram duas maneiras de relacionar-se com Deus.

No velho testamento havia uma maneira de se relacionar com Deus que é baseado na Lei dos mandamentos de Moisés, e o novo testamento há uma outra maneira de se relacionar com Deus que é baseado na Graça e verdade de Jesus Cristo.

Deus colocou novo testamento para que as pessoas que adoravam baseando-se no velho testamento mudem a sua forma de relacionar-se  com ele, e passarem a relacionar-se na Base da Graça e Verdade que é Jesus Cristo o Filho de Deus.

Mas infelizmente muitos ainda querem cumprir os 10 Mandamentos, ou seja ainda querem parmanecer no velho testamento que é baseado na Lei dos mandamentos.

E por não saberem o propósito da Lei, acham que um dia irão conseguir cumprir todos mandamentos de Moisés, mas o Apóstolo Paulo no livro de Romanos nos ensina que ninguém pode conseguir cumprir a Lei de Moisés.
 ⬇️
Romanos 3.19

O propósito da Lei é simplesmente mostrar o pecado do homem, é por isso que o Apóstolo Paulo diz que [ ...porque pela Lei vem o pleno conhecimento do pecado.
⬇️
    Romanos 3.20

Talvez a nossa mente pode não compreender correctamente, como assim Deus coloca Lei para mostrar o homem a sua imperfeição?

A Lei de Deus é perfeita, santa e boa assim como a Bíblia diz.

Romanos 7.12
⬇️
Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom.

A Lei é perfeita mas nós não somos perfeitos para andar junto com ela.

A Lei de Deus é como um espelho que foi colocada somente para mostrar os defeitos que estão no Homem.

Os defeitos não estão no espelho, mas sim na pessoa, assim como a lei não é imperfeita, mas a imperfeição está no homem.

O Apóstolo Paulo em Romanos diz que ele não saberia que cobiçar é pecado se a Lei não dissesse não Cobiçarás.
     ⬇️
Romanos 7.7

Entenda que a Lei não produziu nele integridade ou retidão mas sim simplesmente mostrou lhe o pecado dele, é por isso que ele concluiu dizendo que ninguém será justificado diante de Deus pelas obras da Lei, porque o Máximo que a Lei faz é somente mostrar, evidênciar o nosso pecado.

E não somente mostra o pecado, mas pela Lei o pecado aumenta e ele se torna mais forte, talvez algumas pessoas podem não entender como isso funciona, mas acontece que essa é a sabedoria de Deus para que todo homem veja a sua perdição.

Romanos 5
⬇️
[20]➡️ Veio, porém, a lei para que o pecado abundasse...

Mas mesmo assim existe muitas pessoas que não compreendem que a razão do pecado aumentar é por causa da pregação da Lei, ou seja é por causa dessas pregações que somente exigem o que Homem deve fazer. 

É porque a mente natural acha que a pregação da Lei fará com que as pessoas se voltem a Deus e que se arrependem de seus pecados mas isso é algo sem sentido porque Deus mostrou por meio da Lei que isso não seria possível.

Romanos 6
⬇️
[14]➡️ Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.

Esse versículo é claro em dizer que o pecado não terá domínio sobre nós porque não estamos debaixo da Lei e sim da Graça, então isso quer dizer que quando estivermos debaixo da Lei o pecado vai nos dominar e ele aumentará muito mais do que imaginamos.

Todas as vezes que pregamos no que os homens devem fazer para alcançar o favor de Deus, invés do que Cristo fez para que Deus favoreça os homens o pecado ganha mais força e domina o homem.

1Coríntios 15
⬇️
[56]➡️ O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

Somente o Evangelho é poderoso para transformar o Homem de dentro para fora por meio da pregação da fé, sem nenhuma tentativa de querer se transformar, porque todas vezes em que tentamos nos transformar a carne vai se levantar e ela manifestará as suas obras, os quais o Apóstolo Paulo menciona em Gálatas capítulo 5.

Quando o pecado aumenta a nossa tendência natural é pregar mais Lei ou regras para que as pessoas mudem os seus comportamentos e isso é estratégia humana, mas a estratégia de Deus é pregar ou expressar mais Graça, mas perdão e mais Amor, pois o apóstolo disse que a Lei veio para que o pecado abundasse, mas onde abundou o pecado, a Graça superabundou.

A maneira de Deus para eliminação do pecado, é expressando mais favor imerecido para que o homem seja atraído por amor e Graça.⬇️

Jeremias 31
⬇️
[3]➡️ o SENHOR lhe apareceu no passado, dizendo: Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atraí.

E também vejo a necessidade de dizer que na carta aos romanos no capítulo 5, no verso 20 diz: Veio, porém, a Lei para que o pecado abundasse, mas onde abundou o pecado, SUPERABUNDOU a Graça.

No original grego o Apostolo Paulo não usou essa palavra, mas a palavra que o Apostolo usou é a palavra Huperperisseou que significa: [ SUPERABUNDAR EXCESSIVAMENTE, ou HIPER ABUNDAR EXCESSIVAMENTE ], portanto sendo assim o versículo seria desse geito: 

Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse, mas, onde abundou o pecado, a Graça Hiper abundou excessivamente.

Então sendo assim todas as vezes em que vemos o pecado aumentando ou vendo que as pessoas não estão deixando o pecado, nós devemos falar muito mais de uma forma excessiva da Graça e mais do perdão e não da Lei, mas sim falar do que já foi feito por Jesus porque o Evangelho é sobre Cristo e não sobre o que Homem deve fazer, pois Jesus disse quem é muito perdoado muita ama, e quanto mais iremos pregar a Graça o pecado vai perder a sua força e perderá o domínio.

Romanos 6
⬇️
[14]➡️ Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.

Espero que tenhas sido Edificado, espero que apartir de agora sirvas a Deus não na base do velho testamento, mas na base do novo testamento que é a Graça e a Verdade de Jesus Cristo. Amém


André Roberto HD
Eu Encontrei a Graça

Comentários