A Videira e os Ramos



Todo ramo que, estando em mim, e não dá fruto, ele CORTA; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
[ João 15.2]

A Videira é Jesus, os ramos somos nós os crentes, e o agricultor é Deus.

Muitas pessoas que acreditam na perda de salvação usam esse texto para assustar as pessoas que de alguma maneira não estão dando fruto, dizendo que elas serão cortadas da videira "Jesus".

Mas isso é uma afirmação sem sentido porque anula a Graça salvadora, porque diz que se não frutificar serás cortado ou irás perder a salvação e isso já não é mais a salvação pela Graça por meio da fé, mas sim é salvação pelas boas obras.

Se a Salvação não é somente pela fé em Cristo, então a Glória não é toda de Cristo porque eu também fiz a minha parte para contribuicão ou para consumação da minha salvação.

O texto parece dizer isso, mas na verdade não é isso que o texto diz.
Acontece que a palavra "CORTA" não tem esse significado no texto original, a palavra usada aqui neste texto no original grego é ["Airo"] que significa simplesmente Erguer ou Levantar.

Agora por quê erguer ou levantar o ramo?

O Ramo é erguido para que dê fruto.
Ele ergue para que esse ramo volte a ser frutífero.
Deus não fica amputando ou arrancando membros da igreja, a qual é o corpo de Cristo, o seu Filho.

Você já imaginou se Deus, estivesse tempo todo arrancando alguns membros do corpo de Jesus, ele ficaria muito alejado nem! 🤣🤣kkkk

Tudo é uma questão da fé certa, e não do comportamento certo, mas acontece que os líderes que crê nisso, dizem que pelo simples facto de não dar fruto é que há algum problema no ramo que é o crente, mas a verdade é que o problema está em sua fé se ela é certa ou errada de quem Deus é.

A visão de quem é Deus, é a chave do estilo de vida que o crente irá viver.

No antigo testamento as pessoas não tinham a imagem correcta de quem Deus é, e isso resultou em medo do próprio Deus, mas no novo testamento Jesus veio para revelar a imagem certa de quem Deus é.

Existe uma parábola que Jesus contou a respeito de um Senhor que tinha três servos que lhes foram distribuidos talentos com o objetivo de negociarem e multiplicarem para ajustarem as contas com ele na sua vinda.

O Senhor dos servos é Jesus, e os servos somos nós os crentes.

Mateus 25

[19]➡️ Depois de muito tempo, o senhor daqueles servos voltou e fez um ajuste de contas com eles.

[20]➡️ Aproximando-se o que tinha recebido cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: O senhor me confiou cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei.

[21]➡️ O senhor disse: Muito bem, servo bom e fiel; você foi fiel no pouco, sobre o muito o colocarei; venha participar da alegria do seu senhor.

[22]➡️ E, aproximando-se também o que tinha recebido dois talentos, disse: O senhor me confiou dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei.

[23]➡️ Então o senhor disse: Muito bem, servo bom e fiel; você foi fiel no pouco, sobre o muito o colocarei; venha participar da alegria do seu senhor.

[24]➡️ Chegando, por fim, o que tinha recebido um talento, disse: Sabendo que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e ajunta onde não espalhou,

[25]➡️ fiquei com medo e escondi o seu talento na terra; aqui está o que é seu.

Veja que o último servo que recebeu um talento, o problema não era do servo, mas da fé errada de quem Deus é, pois ele ficou com medo e paralisado e acabou não fazendo nada, mas não porque não queria fazer, mas a informação errada da imagem de Deus causou nele paralisia espiritual e emocional.

Esta é a vida de muitos crentes, que acham que Deus é mau, alguns acham que Deus está zangado com eles, e Ele só ficará contente se fizerem alguma coisa para agrada-lo ou para serem abençoados, isso é o fruto de mau conhecimento de Deus.

Se tu conseguires mudar a sua crença, a sua vida também mudará automaticamente.

Em Gálatas capítulo 3, nos primeiros versículos o Apóstolo Paulo fica muito furioso com os Gálatas porque eles estavam deixando a Graça e preocupavam-se em querer fazer boas obras pelo esforço próprio, e ele os repreende dizendo:

[1]➡️ Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?

[2]➡️ Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da Lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram?

[3]➡️ Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pela carne?

Os Gálatas não queriam andar pela fé, assim como foi quando receberem o Espírito Santo por ouvirem a palavra de Deus, eles queriam fazer o que não foram mandados por Deus e achavam que assim era a maneira certa de fazer a nossa parte, mas não é a meneira certa.

João 15

[5]➡️ Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Nesta passagem, Jesus não diz que para dar fruto é preciso fazer alguma obra, mas ele somente diz que devemos parmanecer nele para sermos alimentandos e nutridos pelo seu amor e só assim daremos muitos frutos.

Digo permanecer no seu amor porque ele disse que também permanece no amor do seu Pai, somente permanecendo no amor, na Hiper Graça daremos os frutos.

Somente permanecendo em Cristo daremos muitos frutos, mas se não permanecermos nele ficaremos secos, pois não estamos dependendo dele e sim de nós mesmos, mas Jesus deixou claro que sem mim nada podem fazer, se está tentando ou se esforçando em mudar através do seu próprio esforço, então nunca irás dar fruto nenhum, pois sem Jesus nada podemos fazer.

O Escritor aos Hebreus diz devemos ter muito cuidado para que ninguém se prive da Graça de Deus para não se tornarmos plantas amargas, e ele diz que depois muitos são contagiados.

Hebreus 12⬇️

[15] Cuidem para que ninguém fique Afastado da Graça da Graça de Deus, e que nenhuma raiz de amargura, brotando, cause perturbação, e, por meio dela, muitos sejam contaminados.

Permanecer em Cristo é esperar pelo seu alimento, pela água do agricultor, e pelos seus cuidados, e resumindo é esperar pela minisfestacão da Graça, porque Paulo nos ensina que alguns irmãos por quererem fazer boas obras sem inspiração do Espírito Santo, acabaram se desligando ou decaindo da Graça.

Gálatas 5

[4]➡️ De Cristo vos DESLIGASTES, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça DECAISTES.

O Apóstolo Paulo nos ensina que é possível desligar-se de Cristo e ensina-nos que é possível decair da Graça.

A pergunta é, o que é desligar-se de Cristo e decair da Graça?

 Desligar-se de Cristo

- Muitos irmãos que não entendem essa afirmação de Paulo, dizem que desligar-se de Cristo é perder a Salvação, mas no texto original diz que desligar-se de Cristo, é Cristo tornar-se sem efeito, tornar-se inoperante sobre a sua vida, e por causa disso o crente acaba não frutificando porque não é nutrido com a palavra da Graça.

2° Decair da Graça

- Decair da Graça é outra afirmação fascinante do Apóstolo Paulo que deixa muitos irmãos perplexo e pertubados achando que Paulo está falando da perda da Salvação, mas isso é exatamente o que o escritor aos hebreus disse quando falou que devemos ter cuidado para que ninguém se prive da Graça.
Se privar da Graça e não querer depender dela, e não dar crédito para ela, e somente andar pela justiça própria ou pela carne.

O Apóstolo Pedro exorta os Crentes na sua carta dizendo:

[ 1Pedro 1 ]
[13]➡️ Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na Graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.

Primeiro, o Apóstolo diz que devemos cingir o nosso entendimento, e depois ele diz que devemos ser sóbrios. Ser sóbrio é ser calmo, ser vigilante e por fim diz que devemos esperar inteiramente na Graça, e essa Graça nos é oferecida ou trazida quando Cristo é revelado nos púlpitos com os pregadores.

Somemte recebemos mais Graça, e somos bem nutridos quando ficamos calmos no descanso e vigilantes esperando inteiramente na Graça através através da pregação que revela Cristo nas nossas vidas.

Permaneça em Cristo, espere pela Graça e confie somente nela e não nas tuas "boas obras", descanse no amor de Deus por ti, e o fruto brotará, lembrando que somente há fruto quando há relacionamento profundo de marido e a sua mulher.

Deus é o nosso marido, e nós somos a sua Esposa, e somos um com ele e nada poderá nos separar, pois Deus odeia a separação ou o divórcio e ele já mais se divorciará de nós.

A Salvação não se perde.
Se existe algum versículo que não tens entendimento claro, não se perturbe, apenas descanse, confie e desfrute do seu relacionamento com Deus, pois ele é a sua âncora segura. Amém

André Roberto HD
Eu Encontrei a Graça

Comentários